23/04/14

5

O Diário de Anne Frank


"O Diário de Anne Frank" foi escrito pela na altura adolescente Anne Frank, entre 1942 e 1 de Agosto de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Anne tinha apenas 13 anos quando viu a sua vida sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo com sua família e outros judeus oculta em Amesterdão, na Holanda, na altura em que este país foi invadido pelos nazis.
A rapariga narra a sua vida e a dos outros refugiados durante o tempo em que os judeus permaneceram escondidos.


Neste esconderijo encontra-se a família de Anne – a Anne, os pais e a irmã - e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se tornará o melhor amigo de Anne, e por quem ela se encanta cada vez mais.
Anne tem a ideia de escrever a sua história ao saber da possibilidade de este vir a ser publicado após a guerra. Ela relata no seu diário tudo o que acontece no quotidiano dos fugitivos.
Depois de algum tempo, oficiais da Gestapo descobrem os judeus. A 4 de agosto de 1944 os refugiados são conduzidos para campos de concentração. Nesse preciso dia o pai, Otto Heinrich Frank, recebe o diário da filha, não sem antes lutar pela publicação dos textos, sendo o sonho de Anne realizado.
Com o auxílio da escritora Mirjam Pressler, ele alcança o seu objetivo e lança o diário em 1947, apesar de na primeira versão muitos trechosterem sido censurados pelo próprio pai, que tinha consciência do quanto seria controverso divulgar os conflitos entre mãe e filha, bem como revelar a sexualidade emergente de Anne. Em edição posterior o diário foi publicado integralmente.
Anne morreu num campo de concentração, em Bergen-Belsen, no fim de fevereiro de 1945. O Diário original está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os direitos autorais da obra de Anne estão reservados ao Fundo Anne Frank, localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank faleceu em 1980.
Algumas frases da Anne:

Anne Frank
“Aprendi uma coisa: só se conhece realmente uma pessoa depois de uma discussão. Só nessa altura se pode avaliar o seu verdadeiro carácter.” 
" O papel tem mais paciência do que as pessoas." 
" Quero amigos, não admiradores. Pessoas que me respeitem pelo caráter e pelo que faço, não pelo sorriso encantador. O círculo ao meu redor seria bem menor, mas não importa, desde que fosse composto por gente sincera." 
Capa do livro
" Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Mas pergunto-me: escreverei alguma vez coisa de importância? Virei a ser jornalista ou escritora? Espero que sim, espero-o de todo o meu coração! Ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias." 

Este é um livro que fascina do inicio ao fim! Não há como não ler sem se deixar levar pela delicadeza da situação de Anne. É um livro que recomendo completamente! Fui útil? Deixe sua opinião nos comentários!
 Escrito por Mariana Lima.

5 comentários:

  1. Mariana,
    a forma como escreves os teus resumos dos livros que leste, demonstra bem a "alma" com que foram lidos. Espero continuar a ver por aqui muitos mais resumos, pois consegues estabelecer uma "ponte" que nos liga à outra margem do "mundo" fantástico dos livros e da leitura...penso que farás com que muitas das pessoas que passam por aqui, fiquem com a vontade de sair daqui e ir pegar no livro para, também, chegarem à outra "margem"! Parabéns! :)

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! A sua opinião significa muito para mim. Claro que vou continuar a escrever os resumos dos livros que já li e de que mais gostei! Espero mesmo fazer com que as pessoas, que por aqui passam, tenham vontade de pegar nos livros e lê-los do principio ao fim, com o mesmo entusiasmo com que eu os leio! Mais uma vez, obrigada!

      Mariana Lima

      Eliminar
  2. gostei muito!!! e amei o blog , parabens! Quer se tornar afiliada do meu?
    different-teenageworld.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Stefani! Adoraria tornar-me afiliada do seu blog! E obrigada!

      Eliminar
    2. obrigada entao comenta la na caixa de afiliados e.... de nada

      Eliminar

Querem que eu escreva um resumo de algum livro que não está nas listas? Deixem um comentário!

Leia um bom livro e seja feliz, delicie-se na imortalidade da literatura, viva de páginas, frases e esperança."

Karina Caprio

Traduzir